sexta-feira, 10 de maio de 2013

" CINEMA PARADISO "

"  CINEMA  PARADISO   ",  (  NUOVO  CINEMA  PARADISO  ). ITA e  FRA.  De   GIUSEPPE  TORNATORE  (  1956 -). Com  PHILIPPE  NOIRET,  JACQUES  PERRIN,  SALVADOR  CASCIO,  ANTONELLA  ATTILI,  ENZO  CANNAVALE,  PUPELLA  MAGGIO,  MARIO  LEONARDI,  PUPELLA  MAGGIO,  AGNESE  NANO,  LEOPOLDO  TRIESTE,  ISA  DANIELLI,  BRIGITTE  FOSSEY.
ANO  DE  PRODUÇÃO:  1988.
ROTEIRO:  GIUSEPPE  TORNATORE.
FOTOGRAFIA:  BLASCO  GIURATO.
MONTAGEM:  MARIO  MORRA.
DESENHO DE PRODUÇÃO:  ANDREA  CRISANTI.
MÚSICA:  ENNIO  MORRICONE.
PRODUÇÃO:  FRANCO  CRISTALDI.
DISTRIBUIÇÃO:  FOX.
DURAÇÃO:  2H35 VERSÃO ORIGINAL  OU  2H03  NA  VERSÃO DEFINITIVA,  DISTRIBUIÇÃO  INTERNACIONALMENTE. 

HISTÓRICO

Conta uma pela história de um garoto chamado  TOTO, mora num lugarejo da itália, que durante a Segunda Guerra a unica diversão que tinha era passar as tardes no  CINEMA  PARADISO,  ele fazia companhia ao projecionista ALFREDO, na aldeia  GIANCALDO,  na  SICILIA, que o ensina a amra a Sétima Arte, que mudaria sua vida para sempre.    

COMENTÁRIO

Filme Italiano e Frances do diretor  GIUSEPPE  TORNATORE. O filme trás a história de um menino que se torna um cineasta bem-sucedido. Realizado no mesmo ano de  "  SPLENDOR  ", do diretor  ETTORE  SCOLA, tem argumento muito parecida, mas não pretende discutir questões ligadas à Industria Cinematográfica. O cinesta recebe em ROMA a noticia da morte do velho amigo ALFREDO. projecionista do cinema paroquial de sua aldeia natal  GIANCALDO  na  SICILIA. o jovem ator  SALVATOR  CASCIO  que faz o menino  TOTO  na face infantil da pelicula como coroinha da Igreja. e ajudante de ALFREDO na projeção dos filmes, que sofriam cortes de acordo com as determinação do pároco local como acontecia aqui em CAXIAS DO SUL, RS.  porem ele colecionava trechos de filmes proibidos pela Igreja.  muitos filmes enalteceram a poesia do cinema e reataram a relação apaixonada do ser humano com a Sétima  Arte. O  filme é um ataque aos sentidoss até para o mais empedernido espectador.  "  CINEMA  PARADISO  "  foi premiado com o OSCAR de melhor filme estrangeiro. além disso, ganhou o PRÊMIO

ESPECIAL DO JÚRI NO FESTIVAL DE CANNES. Também ganhou o PRÊMIO GLOBO DE OURO DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO.  Mas a versão original do filme que foi lançada no fim de 1988 tin ha 35 minutos a mais que a definitiva, na qul foi suprimida a personagem de ELENA adulta que foi interpretada pela atriz  BRIGITTE  FOSSEY  Porem entre sua lembranças estão o romance interrompido com a jovem  ELENA,  no dia em que salvou o amigo de morrer mas não de figar cego, durante um incêndio na cabine de projeção e inúmeras sessões do CINEMA  PARADISO , onde a população local se emocionavam com os clássicos Americanos e Europeus. Homenagem ao cinema como fantasia e entretenimento, o filme mostra trechos de clássicos  Americanos,  Franceses e Italianos. com cenas dos inesquecíveis de  CHAPLIN,  JOHN  WAYNE,  TOTÓ,  VITTORIO  GASMAN,  BRIFITTE  BARDOT,  SILVANA  MANGANA  e muitos outros. sua trilha sonora e de  ENNIO  MORRICONE  cumpre sua pauta,  Irrepreensível  Este filme atraiu tanta gente nos cinemas de  SÃO  PAULO, quanto outro herói-menino indiscutìvel:  "  MARCELINO,  PÂO  E  VINHO  ", do diretor  HÚNGARO  LADISLAO  VADJA  (  1905  -  1965  )  em  1955. Uma pelicula religiosa com que a ESPANHA tentou catequisar as platéias emocionadas. Mas o melodrama não que o filme exibido não compromete o resultado, que faz parte da trama.  GIUSEPPE  TORNATORE também ROTERISTA foi buscar no filme e na tradição do cinema ITALIANO  "  LADRÕES  DE   BICICLETA  ", Do querido ator e diretor  VITTORIO  DE  SICA   (  1901  -  1974  ). A note para o enrendo sem se tornar anacrônico.  "  CINEMA  PARADISO  " é o filme-referência para os amantes do cinema. Com uma história divertida e comovente, que sustenta a emoção à flor-da-pele em todos os momentos, o filme tem ua trilha sonora encantadora, que é uma obra-prima à parte. TENHO A FITA.             


FONTE:  MINHAS  FICHAS  DE  PESQUISAS
FONTE:  CROMO DA REVISTA SET.
FONTE:  FITA  DO  FILME
FONTE:  DICIONÁRIO  DE  CINEMA  OS  DIRETORES  DE  JEAN  TULARD.  
FONTE:  GUIA  DE  VÍDEO  E  DVD   2003.
   ,     

Nenhum comentário:

Postar um comentário