terça-feira, 30 de julho de 2013

HISTÓRIAS QUE FORAM ESQUECIDAS

HISTÓRIA  QUE  FORAM  ESQUECIDAS

   Buscando o baú da memória encontrei lembranças do passado recente. Foi necessário conhecer as origens e as linha de força das atuais cinematografias. Não é necessário  decorar muito nomes e datas, mas saber localizar os principais esforços. Uso aqui o método de indicar a fase inicial do movimento, seus prioncipais representantes, caracteristicas e influências. Alguns estudiosos comecam pelo ano de  1895, porém eu começo pela invenção do cinema.

   ETIMOLOGIA  a palavra cinematografia, artificialmente composta na segunda metade do século passado, e em geral, associada ao aparelho precursor dos irmãos  LUMIERE. O CINEMATOGRAPHE vem do grego  KINEMA  `MOVIMENTO` e  GRAPHEIN  `ESCREVER`, significando eloquentemente, um dos mais velhos sonhos da humanidade, a fixação gráfica da imagem em movimento, que é a ideia básica do cinema a ideia cinematográfica, existem inúmeros indícios históricos e ate arqueológicos de que o homem sempre se preocupou com essa fixação gráfica do movimento, indo buscar as coisas mais remotas, no tempo e no espaço.

   Em 5000 AC, na velha CHINA, alguns pioneiros comecaram a brincar com imagens, em pueris jogos de sombra, projetando sobre paredes ou telas de linho figuras humanas, animais e outras imagens recortadas. O autor da brincadeira fazia tambem o papel de narrador da história geralmente abordando aventuras de principes em terras distantes e guerreiros lutando contra terríveis  dragões.

O  CINEMA  BRASILEIRO  E  SUA  HISTORIA.

    As pesquisas da nossa historia cinematográfica exigem dedicação e tenacidade. A investigação depara com obstáculos maiores referentes ao próprio objeto de estudo. Muitas vezes, os filmes nem existem. perderam-se pela precariedade de conservação. Películas deterioradas pela ação do tempo ( umidade ), perdidos em incêndios ou pelo extravio e descaso no arquivamento.
    Os esforços de criticos como eu esbarram na falta de uma politica cultural e na excessiva burocracia. Esses entraves freiam o trabalho daqueles que vêem na sétima arte a possibilidade real de conhecer a historia do homem, bem como de democratizar essa arte tao menosprezada pelo poder publico.      
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário