Nasceu em FRANCA, SP., no dia 28 de janeiro de 1941. No CONSULADO ITALIANO. Filho do poeta, cantor e desenhista AUGUSTO NESI, IN MEMORIAN e DONA MARIA DE LOURDES HARTZ NESI, com seus 94 anos de idade. Neto paterno do DOUTOR RUGGERO NESI e DONA CLARA MARIA BERNARDONI NESI e neto materno do SENHOR GUSTAVO HARTZ e DONA MARIA HARTZ, ambos IN MEMORIAN.
Seu RUGGERO á jornalista e crítico cinematográfico, estudou a quinta série ginasial foi acadêmico de literatura ( terceiura idade ), inclusive fez faculdade de infomática ( terceira idade ).
É casado com DONA IVETE TEREZINHA GUTERRES, filha do SENHOR CARLOS GUTERRES e DONA EULÁLIA GUTERRES ambos ( IN MEMORIAN ). Casou-se no dia 3 de maio de 1968, filha de família tradicional da região dos Vinhedos.
E desse feliz enlace matrimonial o lar enriqueceu com a vinda de seus dois filhos. AUGUSTO um excelente poeta, musico e pintor e PATRÍCIA hoje ela trabalha na ORAL-B.
E hoje também, a princesa do lar uma neta chamada VITÓRIA, estuda na FACULDADE DE ENGENHARIA.
Tive uma infância feliz, cercada de carinhos de seus familiares. Aos quatorze anos de idade iniciou sua independência financeira trabalhando na fabrica de JAIR ROZINATO CALCANHOTO.
Aos quinze anos de idade foi para NOVO HAMBURGO, iniciou a trabalhar na ràdio PROGERSSO de NOVO HAMBURGO em mil novecentos e cinquenta e seis, até o ano de mil novecentos e sessenta e seis.
Em NOVO HAMBURGO també trabalhou no jornal NOVO HAMBURGO e após voltou para CAXIAS DO SUL, e foi trabalhar como " caixeiro viajante " hoje é vendedor autônomo
A teceira idade na sétima arte.
A arte de representar e sua história.
RUGGERO GUSTAVO NESI
CAXIAS DO SUL, Junho de 2003.
Proposta DE ESTUDO DA ARTE CINEMATOGRÁFICA.
O que é cinématographe
A história do cinema
Introdução
Há 5000 A.C. na velha CHINA alguns pioneiros começaram a brincar com as imagens, em PUERIS jogos de sombra, projetando sobre paredes ou telas de linho figuras humanas, animais e outras figuras recortadas. O autor da brincadeira fazia também o papel de narrador. jà em 1588 desenvolvendo idéia do multimídia LEONARDO DA VINCI, que em 1513 havia desenhado uma laterna de projeção, o napolitano DELLA PORTA, projeta caixa fechada, com orifício coberto por uma lente. O jesuita alemão ATHANASE KIRCHER ( 1601 - 1680 ) em 1646, descobriu um jeito de entrar para á historia, baseando - se no processo inverso da camera escura, construiu uma lanterna mágica composta por uma caixa, assim começa o princípio da história do cinema.
ETIMOLOGIA; a palavra cinematográfica, artificialmente composta na segunda metada do século passado e, em geral, associado ao aparelho percursor dos irmãos LUMIÉRE o cinématrographe, vem do grego KINEMA, movimento mais GRAPHEIN escrever, signifiucando eloqüentemente um dos mais velhos sonhos da humanidade a fixação gráfica da imagem em movimento que é a própria idéia básica do ciema. A idéia cinematográfica: há inúmeros indícios históricos, e até arqueológicos, de que o homem sempre se preocupou com essa fixação gráfica do movimento, e, indo rebuscar as causas mais remotas. F. MILLINGHAM expõe os seguintes motivos e fatores determinantes das idéias cinematográfica.
1) O desejo de imitar , reproiduzir ou representgar, por meio de desenho e a pintura, aspectos da vida humana e da natureza, em suas manifestações estáticas e dinâmicas, levando á marrativa através de figuras e ao critério cromológico das representações, e depois com o auxílio da óptica, á invenção da câmera escura e de fotografia, elaborando - se nessa evolução o conceito da análise do movimento.
2) O desejo de imitar, reproduzir ou representar, por meio das projeções os mesmo aspectos da vida, levando á narrativo som biográfico rudimentar e, depois, com o auxílio da óptica, á invenção da lanterna mágica, ás projeções em cor e relevo, elaborando - se assim o conceito da síntese do movimento;
3) O desejo de dar, mediante o domínio da análise e da síntese do movimento, da fotografia e seus aperfeiçoamento, e das projeções em geral, o maior benefício e as maiores alegria e se projetar na tela do cinema.
4) Em 1895 os irmãos franceses LOUIS E AUGUSTE LUMIÉRE criam o cinematógrafo, uma espécie de avo das filmagens,que, movido á manivela e utilizando negativos perfurados, substituiua ação da várias máquinas fotográficas no registro do movimento, a nova invenção torna possível, finalmente, a projeção de imagens para o grande públio.
5) No mesmo ano exatamente no dia 28 de dezembro, aconteceu no GRAN CAFÉ, em PARIS, a primeira exibição pública das produções dos irmãos LUMIERÉ, entre os pequenos e ruimentares filmes exibidos estavam " A SAÍDA DOS OPERÁRIOS DAS USINAS LUMIÉRE ", '' A CHEGADA DO TREM NA ESTAÇÃO ", " O MAR ", e " ALMOÇO DO BEBE ".
O CINEMA BRASILEIRO E SUA HISTÓRIA
O cinema brasileiro esteve em crise e não é exagerada, que caracteriza a história da sétima arte no país. Se todas as pesquisas da nossa história cinematográfica, exige dedicação e tenacidade, a investigação depara com obstáculo maiores referente ao próprio objeto de estudos. Ainda assim os filmes nem sempre existem, perderam-se pela precariedade de conservação, películas deterioradas, incêndio etc. ou pleo extravio e descaso no arquivamento, os esforços de críticos que como eu procuram resgatar os acervos particulares mas esbarrão na burocracia política dos mandatários, tão menosprezada pelo poder que, ao omitir-se, freia o trabalho de tantos.
AS FACES DA HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO
1 - Fase muda de 1896 até 1930.
2 - Fase de 1930 até a fase atual.
3 - Fase e, 1949 inicia-se a industrialização dos filmes feitos pelas indústrias cinematográficas ( VERA CRUZ, MARISTELA, MULTIFILMES ), excessiva presença de técnicos estrangeiros, sem qualidades.
4 - Fase de reestruturação industrial de 1956 em diante, grandes produtoras fracassaram, produção financiada. técnicos brasileiros mais valorizados, centralização da produção em SÃO PAULO.
ESFORÇOS INDIVIDUAIS E MOVIMENTOS ORGANIZADOS
1 - A primeir a sessão de cinema no BRASIL foi no dia 08/07/1896.
2 - Em 1907 havia só no RIO DE JANEIRO, 22 salas de exibições.
3 - Já em 1898 se filma no BRASIL o primeira à filmar foi o italiano de VITTORIO DE MAIA, falecido em FORTALEZA em 1926.
4 - O português AURÉLIO DA PAZ foi o primeiro a instalar cinemas nas cidades do RIO DE JANEIRO, BAHIA, RIO GRANDE DO SUL e CEARÁ, ANTÔNIO LEAL em 1006, produzia o primeiro filme longa metragem, baseado em crimes notórios " OS ESTRANGULADORES ".
5 - FRANCISCO SERRADOR, com início em 1907, produzia série de filmes falandes, os artistas atrás da tela falavam e cantavam, a partir de então, muitos filmes cantantes, filmes revistas - opereta... Só em 1909 foram feitos mai de 100 filmes de um rolo cada, que não temiam a concorrência estrangeira.
6 - PAULO BENEDETTI, operoso técnico e curioso, também cineasta, produziu filmes até o advento do falado, montou o primeiro laboratório profissional, fundando o GUANABARA filmes ( 1910 - 1920 ).
7 - LUIZ DE BARROS, conhecedro do cinema europeu, dirigiu grande parte das peoduçõe da GUANABARA, foram experimentados muitos gêneros, em geral imitando os estrangeiros.
8 - ALBERTO TRAVERSA, cineasta de algum valor como o " SEGREDO DO CORCUNDA " de 1924, manifestando influência de " LÍRIO PARTIDO ".
CINEMA BRASILEIRO POR EXCELÊNCIA
Há afirmação mais recente era que o cinema brasileiro estava em crise porém ouve um inverso de valores em sua trajetória galgo o mais alto posto de um filme em sua história de 117 anos de vida cinematográfica,
que foi a indicação do filme gaúcho '' O QUATRILHO " para o OSCAR de melhor filme estrangeiro.
O cinema brasileiro nasceu a bordo do paquete francês BRESIL, ao voltar da EUROPA , onde comprara uma camera, AFONSO SEGRETO, resolveu experimentar-la registrando, pela primeira vez em nosso país, imagens com movimento, em fita de celulóide, era do DOMINGO, com certeza de sol. Em 19 de juljo de 1989, setenta anos antes da chegada ao homem a lua, o título do filme, fortaleza e navios de guerra na baía de GUANABARA.
Somos um país do carnaval, um país do futebol, um país da paria todo dia, a tristeza é nossa, a sensualidade é nossa, o deboche é nosso, porém o cinema brasileiro reflete isto muito bem, afinal, não é preciso inventar, aqui, a natureza perpetuamente em festa, a própria realidade é escandalosamente surreal e escapista portanto, palmas para nossos filmes, que eles merecem, e obrigado pela acolhida.
Todas as ciências deveriam ser estudadas por todos para permitir uma visão evolutiva e global, tirando as demais de um plano puramente metafísico e absoluto para relaciona - la permanentemente com a própria história humana.
AULA SOBRE CINEMA
É necessário conhecer as origens, para conhecer as linhas do forças das atuais cinematografias, não é necessário decorar muitos nomes e datas, mas saber localizar os esforços.
Usamos aqui o método de indicar o início no tempo de um movimento e de um talento, e por ocasião do início, anotar o seu desenvolvimento.
O quadro e conforme as pesquisas de cada um dos especialistas e críticos desta matéria, uns começam pelo anos de 1895, porém eu começo pelo primórdio. deste invento.
No ano de 1826 0 cineasta inglês PETER MARK, ROGER, DAGUERRE e NIEPCE, PETER
descobre o fenômeno da persistência reitiniana, a fração de segundo em que a imagem permanece na retina, por outro lado, DAGUERRE desenvolve o surgimento da fotografia, e o último representou um avanço na criação do cinematógrafo.
Em 1829, o belga PLATEAU ( 1801 - 1883 ), mede o tempo da persistência retiniana, é preciso que se sucedam na razão de dez por segundo, a informação permitiu que o cientista inventasse o FENACISTOCÓPIO.
Porém, o mesmo não chegou sozinho com ele outros cientistas, já em 1832 tem a mesma idéia e criam rudimentares projetores de imagens, SIMON VON STAMPFER cria o ESTROBOSCÓPIO, DR. LAKE inventa o FANTASCÓPIO e WILLIAM GEORGE HORNER e DR. VON UCHATIUS, lançam, respectivamente, o ZOOTROPE també conhecido como tambor mágico e o KINETOSCÓPIO.
É necessário conhecer as origens, para conhecer as linhas do forças das atuais cinematografias, não é necessário decorar muitos nomes e datas, mas saber localizar os esforços.
Usamos aqui o método de indicar o início no tempo de um movimento e de um talento, e por ocasião do início, anotar o seu desenvolvimento.
O quadro e conforme as pesquisas de cada um dos especialistas e críticos desta matéria, uns começam pelo anos de 1895, porém eu começo pelo primórdio. deste invento.
No ano de 1826 0 cineasta inglês PETER MARK, ROGER, DAGUERRE e NIEPCE, PETER
descobre o fenômeno da persistência reitiniana, a fração de segundo em que a imagem permanece na retina, por outro lado, DAGUERRE desenvolve o surgimento da fotografia, e o último representou um avanço na criação do cinematógrafo.
Em 1829, o belga PLATEAU ( 1801 - 1883 ), mede o tempo da persistência retiniana, é preciso que se sucedam na razão de dez por segundo, a informação permitiu que o cientista inventasse o FENACISTOCÓPIO.
Porém, o mesmo não chegou sozinho com ele outros cientistas, já em 1832 tem a mesma idéia e criam rudimentares projetores de imagens, SIMON VON STAMPFER cria o ESTROBOSCÓPIO, DR. LAKE inventa o FANTASCÓPIO e WILLIAM GEORGE HORNER e DR. VON UCHATIUS, lançam, respectivamente, o ZOOTROPE també conhecido como tambor mágico e o KINETOSCÓPIO.
No ano de 1878 o fisilogista francês ETIENNE JULES - MARY ( 1839 - 1904 ) cria o FUZIL FOTOGRÁFICO, um tambor forrado com uma chapa fotográfica que aperfeiçoa experiência desenvolvidas pelo inglês EDWARD MUYBRIDGE ( 1830 - 1904 ) que decompunha o movimento do galope de um cavalo, a partir de 24 máquinas fotográficas instaladas em intervalos regulares ao longo de uma pista de corrida.
Em 1890, o mericano THOMAS ALVA EDSON apronta mais uma ao inventar o filme perfurado nas laterais, permite que uma série de pequenos filmes realizando em seus estúdio, o " BLACK MARIA ", seja exibida através do CINESTOCÓPIO, também inventado por EDISON, as imagens no entanto só podem ser vista por espectador um de cada vez..
PÚBLICO ALVO:
Moradores, jovens e principalmente nossos jovens da terceira idde.
RECURSOS HUMANOS.
Comunidade em geral, palestrantes convidados e comissão coordenadora.
RECURSOS FINANCEIROS.
TEMPO DE DURAÇÃO: PERMANENTE.
CRONOGRAMA.
AVALIAÇÃO.
Em 1890, o mericano THOMAS ALVA EDSON apronta mais uma ao inventar o filme perfurado nas laterais, permite que uma série de pequenos filmes realizando em seus estúdio, o " BLACK MARIA ", seja exibida através do CINESTOCÓPIO, também inventado por EDISON, as imagens no entanto só podem ser vista por espectador um de cada vez..
PÚBLICO ALVO:
Moradores, jovens e principalmente nossos jovens da terceira idde.
RECURSOS HUMANOS.
Comunidade em geral, palestrantes convidados e comissão coordenadora.
RECURSOS FINANCEIROS.
TEMPO DE DURAÇÃO: PERMANENTE.
CRONOGRAMA.
AVALIAÇÃO.
PROPOSTAS DE ESTUDO DE ARTE CINEMATOGRAFICA.
OBJETIVOS
Desencadear um processo de conscientização do estudo da palavra arte do movimento cinematographe.
Desenvolver ações artísticas individuais ou coletivas que possa contribuir para o acervo cultural da nossa cidade e das nossas AMOBS.
Contribuir para a valorização do artista morador de nossos bairros em sua estreia na arte de representar.
Demonstrat em palvras o inicio da idéia cinematográfica e suas histórias
Reforçar e estimular a idéia de ir ao cinema com outra visão.
JUSTIFICATIVAS
O cinema atualmente surge com mais brilhantismo pela qualidade excepcional de suas fitas hoje exibidas pelo mundo todo.
De uma forma integra de se conhecer a realidade dos temas apresentados por várioo diretores mundiais, acredita se que arte do movimento deve portanto ser um elemento de estudo presente em qualquer currículo escolar.
Reforçando assim a importãnciância da história do cinema como material de manuseio por todas as pessoas e para que o cinema não morra totalmente.
METAS
Viabilizar um estudo contínuo, interdisciplinar buscando desfragmentar o conhecimento. Desenvolver projetos a nível escolar, partindo de sua realidade vigente,
ESTRATÉGICA
Elaboração de um programa educacional cinematográfica a nível das associações de moradores.
organização de comissão representativa, formada por moradores de bairro alunos do curso, por cine clubes, pelas secretárias da CULTURA e EDUCAÇÃO, SESC CAXIAS DO SUL, e coordenar, garantir a implantação e desenvolvimento do respctivo program.
O PROGRAMA PRETENDE ENVOLVER
1) DATAS COMEMORATIVAS
SEMANAS DO TATRO AMADOR.
SEMANAS DO TEATRO PROFISSIONAL.
FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO.
PROJETO CURTA NAS TELAS.
FESTA DA UVA.
SALAS DE CINEMA DE NOSSA CIDADE.
SESC, SESI, e o SENAI.
RBS TV.
EMISSORAS DE RÁDIO.
OUTROS.
2) SEMANA BÁSICA DE CINEMA
3) PROJEÇÃO DE FILME EM PRAÇAS PÚBLICAS, CENTRO COMUNITÁRIOS, SALÕES DE IGREJA, etc.
4) Produzir um curta - metragem com os moradores de bairros.
5) Seminários para moradores e a quem possa intefessar.
6) Atividadess como gincanas, roteiros, cartazes, visitas, etc.
7) Questionário com levantamento no bairro sobre cultura do mesma e do local onde está inserida.
SUBSÍDIOS QUE A COMISSÃO PODERÁ OFERECER.
SEMINÁRIOS
TEXTO
PALESTRAS
FILMAGENS
DEMONSTRAÇÃO DE FILMES E DE INTEPRETAÇÕES
LOCAIS DE VISITAÇÃO PARA LOCAÇÃO DE FILMAGEM
AUDIO - VISUAL
OBJETIVO MAIOR
Buscar um local para transforma-lo numa exposição permanente.
PROJETA LEVA CINEMA AO BAIRRO.
Desde o início de julho de 2003, os departamentos de CULTURA E FORMAÇÃO DA UAB promovem o projeto ( Cinema nos bairros ). Todas as terças - feiras á tarde, um grupo de 25 jovens do bairro REOLON participa de oficinas que acontecem de forma gratuita onde são apresentadas noções e um pouco da magia do cinema.
Sob a coordenação voluntária do Senhor RUUGERO NESI, os jovens aprendem técnicas de filmagem, montagem, luzes, roteiro e també interpretação. è um projeto piloto que tem como finalidade, ao final do curso, produzir um documentário sobre o bairro onde moram os partipantes.
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