domingo, 1 de dezembro de 2013

RUGGERO GUSTAVO NESI

Nasceu em  FRANCA,  SP.,  no dia 28 de janeiro de 1941. No  CONSULADO  ITALIANO. Filho do poeta, cantor e desenhista  AUGUSTO  NESI, IN MEMORIAN  e  DONA  MARIA DE LOURDES  HARTZ  NESI, com seus 94 anos de idade. Neto  paterno do DOUTOR  RUGGERO  NESI e  DONA  CLARA  MARIA  BERNARDONI  NESI  e  neto materno do  SENHOR  GUSTAVO  HARTZ  e  DONA  MARIA  HARTZ, ambos IN  MEMORIAN.
Seu  RUGGERO  á  jornalista e crítico  cinematográfico, estudou a quinta série ginasial foi acadêmico de literatura  (  terceiura  idade  ), inclusive fez faculdade de infomática  (  terceira  idade  ).
É casado com  DONA  IVETE  TEREZINHA  GUTERRES,  filha do  SENHOR  CARLOS  GUTERRES  e  DONA  EULÁLIA  GUTERRES  ambos  (  IN  MEMORIAN  ). Casou-se no dia 3 de maio de 1968, filha de família tradicional da região dos  Vinhedos.
E desse feliz enlace matrimonial o lar enriqueceu com a vinda de seus dois filhos.  AUGUSTO  um excelente poeta, musico e pintor e  PATRÍCIA  hoje ela trabalha na  ORAL-B.
E hoje também, a princesa do lar uma neta chamada  VITÓRIA,  estuda na FACULDADE DE ENGENHARIA.
Tive uma infância feliz, cercada de carinhos de seus familiares. Aos quatorze anos de idade iniciou sua independência financeira trabalhando na  fabrica de JAIR  ROZINATO  CALCANHOTO.
Aos quinze anos de idade foi para  NOVO  HAMBURGO, iniciou a trabalhar na ràdio  PROGERSSO  de  NOVO HAMBURGO em  mil  novecentos e  cinquenta e seis, até o ano de mil novecentos e sessenta e seis.
Em  NOVO  HAMBURGO  també trabalhou no jornal  NOVO  HAMBURGO e após voltou para  CAXIAS  DO  SUL, e foi trabalhar como  "  caixeiro  viajante  " hoje é vendedor autônomo
                   A teceira idade na sétima arte.
                   A  arte de representar e sua história. 
                   RUGGERO  GUSTAVO  NESI    
CAXIAS DO SUL, Junho de 2003.
Proposta DE ESTUDO DA ARTE CINEMATOGRÁFICA.
O que é cinématographe
A história do cinema
                                Introdução

Há 5000  A.C. na velha CHINA alguns pioneiros começaram a brincar com as imagens, em  PUERIS jogos de sombra, projetando sobre paredes ou telas de linho figuras humanas, animais e outras figuras recortadas. O autor da brincadeira fazia também  o papel de narrador. jà em 1588 desenvolvendo idéia do multimídia  LEONARDO  DA  VINCI, que em 1513 havia desenhado uma laterna de projeção, o napolitano  DELLA  PORTA, projeta caixa fechada, com orifício coberto por uma lente. O jesuita alemão  ATHANASE  KIRCHER  (  1601 -  1680  ) em 1646, descobriu um jeito de entrar para á historia, baseando - se no processo inverso da camera escura, construiu uma lanterna mágica composta por uma caixa, assim começa o princípio da história do cinema.
ETIMOLOGIA; a palavra cinematográfica, artificialmente composta na segunda metada do século passado e, em geral, associado ao aparelho  percursor dos irmãos  LUMIÉRE  o cinématrographe, vem do grego  KINEMA, movimento mais  GRAPHEIN  escrever, signifiucando eloqüentemente um dos mais velhos sonhos da humanidade a fixação gráfica da imagem em movimento que é a própria idéia básica do ciema. A idéia cinematográfica: há inúmeros indícios históricos, e até arqueológicos, de que o homem sempre se preocupou com essa fixação gráfica do movimento, e, indo rebuscar as causas mais remotas.  F.  MILLINGHAM expõe os seguintes motivos e fatores determinantes das idéias cinematográfica.
1)  O desejo de imitar , reproiduzir ou representgar, por meio de desenho e a pintura, aspectos da vida humana e da natureza, em suas manifestações estáticas e dinâmicas,  levando á marrativa através de figuras e ao critério cromológico das representações, e depois com o auxílio da óptica, á invenção da câmera escura e de fotografia, elaborando - se nessa evolução o conceito da análise do movimento.
2) O desejo de imitar, reproduzir ou representar, por meio das projeções os mesmo aspectos da vida,  levando á narrativo som biográfico rudimentar e, depois, com o auxílio da óptica, á invenção da lanterna mágica, ás projeções em cor e relevo, elaborando - se assim o conceito da síntese do movimento;
3)  O desejo de dar, mediante o domínio da análise e da síntese do movimento, da fotografia e seus aperfeiçoamento, e das projeções em geral, o maior benefício e as maiores alegria e se projetar na tela do cinema.
4)  Em  1895 os irmãos franceses  LOUIS  E  AUGUSTE  LUMIÉRE criam o cinematógrafo, uma espécie de avo das filmagens,que, movido á manivela e utilizando negativos perfurados, substituiua ação da várias máquinas fotográficas no registro do movimento, a nova invenção torna possível, finalmente,  a projeção de imagens para o grande públio. 
5)  No mesmo ano exatamente no dia 28 de dezembro, aconteceu no GRAN CAFÉ, em PARIS, a primeira exibição pública das produções dos irmãos  LUMIERÉ, entre os pequenos e ruimentares filmes exibidos estavam  "  A  SAÍDA DOS OPERÁRIOS  DAS  USINAS  LUMIÉRE  ",  ''  A  CHEGADA  DO  TREM  NA  ESTAÇÃO  ",  "  O  MAR  ", e  "  ALMOÇO  DO  BEBE  ".
  
O  CINEMA  BRASILEIRO  E  SUA  HISTÓRIA

O cinema brasileiro esteve em crise e não é exagerada, que caracteriza a história da sétima arte no país.  Se todas as pesquisas da nossa história cinematográfica, exige dedicação e tenacidade, a investigação depara com obstáculo maiores referente ao próprio objeto de estudos.  Ainda assim os filmes nem sempre existem, perderam-se pela precariedade de conservação, películas deterioradas, incêndio etc. ou pleo extravio e descaso no arquivamento, os esforços de críticos que como eu procuram resgatar os acervos particulares mas esbarrão na burocracia política dos mandatários, tão menosprezada pelo poder que, ao omitir-se, freia o trabalho de tantos.
                                  AS  FACES  DA  HISTÓRIA  DO  CINEMA  BRASILEIRO

1 -  Fase muda de 1896 até 1930.
2 -  Fase de 1930 até a fase atual.
3 -  Fase e, 1949 inicia-se a industrialização dos filmes feitos pelas indústrias cinematográficas  (  VERA  CRUZ,  MARISTELA,  MULTIFILMES  ),  excessiva presença de técnicos estrangeiros, sem qualidades.
4 -  Fase de reestruturação industrial de 1956 em diante, grandes produtoras fracassaram,  produção financiada. técnicos brasileiros mais valorizados, centralização da produção em  SÃO  PAULO.

   ESFORÇOS  INDIVIDUAIS  E  MOVIMENTOS  ORGANIZADOS

1 -  A primeir a sessão de cinema no  BRASIL foi no dia  08/07/1896.
2 -  Em  1907  havia só no  RIO  DE  JANEIRO,  22  salas de exibições.
3 -  Já em  1898  se filma no  BRASIL o primeira à filmar foi o italiano de  VITTORIO  DE  MAIA,  falecido em  FORTALEZA  em  1926.
4  -  O português  AURÉLIO  DA  PAZ  foi o primeiro a instalar cinemas nas cidades do  RIO  DE  JANEIRO,  BAHIA, RIO  GRANDE  DO  SUL e  CEARÁ,  ANTÔNIO  LEAL em 1006, produzia  o primeiro filme longa metragem, baseado em crimes notórios  "  OS  ESTRANGULADORES  ".
5  -  FRANCISCO  SERRADOR, com início em  1907, produzia série de filmes falandes, os artistas atrás da tela falavam e cantavam, a partir de então, muitos filmes cantantes, filmes revistas - opereta... Só em  1909 foram feitos mai de  100  filmes de um rolo cada, que não temiam a concorrência estrangeira.
6  -  PAULO  BENEDETTI, operoso técnico e curioso, também cineasta, produziu filmes até o advento do falado, montou o primeiro laboratório profissional, fundando o  GUANABARA  filmes  (  1910 - 1920  ).
7  -  LUIZ  DE  BARROS, conhecedro do cinema europeu, dirigiu grande parte das peoduçõe da  GUANABARA, foram experimentados muitos gêneros, em geral imitando os estrangeiros.
8  -  ALBERTO  TRAVERSA,  cineasta de algum valor como o  "  SEGREDO  DO  CORCUNDA  "   de  1924,  manifestando influência de  "  LÍRIO  PARTIDO  ".

CINEMA  BRASILEIRO  POR  EXCELÊNCIA

Há afirmação mais recente era que o cinema brasileiro estava em crise porém ouve um inverso de valores em sua trajetória galgo o mais alto posto de um filme em sua história de  117  anos de vida cinematográfica,
que foi a indicação do filme gaúcho  ''  O  QUATRILHO  "  para  o  OSCAR  de melhor filme estrangeiro.
  O cinema brasileiro nasceu a bordo do paquete francês  BRESIL, ao voltar da  EUROPA , onde comprara uma camera,  AFONSO  SEGRETO,  resolveu experimentar-la registrando, pela primeira vez em nosso país, imagens com movimento, em fita de celulóide, era do  DOMINGO, com certeza de sol. Em  19 de juljo de 1989, setenta anos antes da chegada ao homem a lua, o título do filme, fortaleza e navios de guerra na baía de  GUANABARA.
   Somos um país do carnaval, um país do futebol, um país da paria todo dia, a tristeza é nossa, a sensualidade é nossa, o deboche é nosso, porém o cinema brasileiro reflete isto muito bem, afinal, não é preciso inventar, aqui, a natureza perpetuamente em festa, a própria realidade é escandalosamente surreal e escapista portanto, palmas para nossos filmes, que eles merecem, e obrigado pela acolhida.
   Todas as ciências deveriam ser estudadas por todos para permitir uma visão evolutiva e global, tirando as demais de um plano puramente metafísico e absoluto para relaciona - la  permanentemente com a própria  história humana.                          
                                                     AULA  SOBRE  CINEMA

É necessário conhecer as origens, para conhecer as linhas do forças das atuais cinematografias, não é necessário decorar muitos nomes e datas, mas saber localizar os esforços.
  Usamos aqui o método de indicar o início no tempo de um movimento e de um talento, e por ocasião do início, anotar o seu desenvolvimento.
  O quadro e conforme as pesquisas de cada um dos especialistas e críticos desta matéria, uns começam pelo anos de 1895, porém eu começo pelo primórdio. deste invento.
   No ano de  1826  0  cineasta inglês  PETER  MARK,  ROGER,  DAGUERRE  e  NIEPCE,  PETER
descobre  o fenômeno da persistência reitiniana, a fração de segundo em que a imagem permanece na retina, por outro lado,  DAGUERRE  desenvolve o surgimento da fotografia, e o último representou um avanço na criação do cinematógrafo.
       Em 1829, o belga  PLATEAU  (  1801  -  1883  ), mede o tempo da persistência retiniana, é preciso que se sucedam na razão de dez por segundo, a informação permitiu que o cientista inventasse o  FENACISTOCÓPIO.
                                  Porém, o mesmo não chegou sozinho com ele outros cientistas, já em  1832  tem a mesma idéia e criam rudimentares projetores de imagens,  SIMON  VON  STAMPFER  cria o  ESTROBOSCÓPIO,  DR.  LAKE  inventa o  FANTASCÓPIO  e  WILLIAM  GEORGE  HORNER  e  DR.  VON  UCHATIUS,  lançam, respectivamente,  o  ZOOTROPE  també conhecido como tambor mágico e o  KINETOSCÓPIO.        
                                                No ano de  1878  o fisilogista francês  ETIENNE  JULES - MARY  (  1839  -  1904  )  cria o FUZIL  FOTOGRÁFICO, um tambor forrado com uma chapa fotográfica que aperfeiçoa experiência desenvolvidas pelo inglês  EDWARD  MUYBRIDGE  (  1830  -  1904  ) que decompunha o movimento do galope de um cavalo, a partir de 24 máquinas fotográficas instaladas em intervalos regulares ao longo de uma pista de corrida.
                                                       Em  1890, o mericano  THOMAS  ALVA  EDSON apronta mais uma ao inventar o filme perfurado nas laterais, permite que uma série de pequenos filmes realizando em seus estúdio,  o  "  BLACK  MARIA  ", seja exibida através do  CINESTOCÓPIO, também  inventado por  EDISON, as imagens no entanto só podem ser vista por espectador um de cada vez..
                                    PÚBLICO ALVO:
Moradores, jovens e principalmente nossos jovens da terceira idde.
                                          RECURSOS  HUMANOS.
Comunidade em geral, palestrantes convidados e comissão coordenadora.
                                          RECURSOS FINANCEIROS.
                                          TEMPO DE DURAÇÃO:  PERMANENTE.
                                          CRONOGRAMA.
                                           AVALIAÇÃO.    
                                 
                                        PROPOSTAS  DE  ESTUDO  DE  ARTE  CINEMATOGRAFICA.
                                          
                                                          OBJETIVOS

                                  Desencadear um processo de conscientização do estudo da palavra arte do movimento  cinematographe.
                                  Desenvolver ações artísticas individuais ou coletivas que possa contribuir para o acervo cultural da nossa cidade e das nossas AMOBS.
                                  Contribuir para a valorização do artista morador de nossos bairros em sua estreia na arte de representar.
                                   Demonstrat em palvras o inicio da idéia cinematográfica e suas histórias
                                   Reforçar e estimular a idéia de ir ao cinema com outra visão.

                                                           JUSTIFICATIVAS

                                         O  cinema atualmente surge com mais brilhantismo pela qualidade excepcional de suas fitas hoje exibidas pelo mundo todo.
                                          De uma forma integra de se conhecer a realidade dos temas apresentados por várioo diretores mundiais, acredita se que arte do movimento deve portanto ser um elemento de estudo presente em qualquer currículo escolar.
                                           Reforçando assim a importãnciância da história do cinema como material de manuseio por todas as pessoas e para que o cinema não morra totalmente.  

                                                      METAS

                                                 Viabilizar um estudo contínuo, interdisciplinar buscando desfragmentar o conhecimento. Desenvolver projetos a nível escolar, partindo de sua realidade vigente,

                                                     ESTRATÉGICA

                                                  Elaboração de um programa educacional cinematográfica  a nível das associações de moradores.
                                                  organização de comissão representativa, formada por moradores de bairro alunos do curso, por cine clubes, pelas secretárias da CULTURA  e  EDUCAÇÃO,  SESC  CAXIAS DO SUL, e coordenar, garantir a implantação e desenvolvimento do respctivo  program.

                                               O  PROGRAMA  PRETENDE  ENVOLVER

1)   DATAS  COMEMORATIVAS 

             SEMANAS  DO  TATRO  AMADOR.
             SEMANAS DO TEATRO  PROFISSIONAL.
             FESTIVAL  DE  CINEMA  DE  GRAMADO.
             PROJETO  CURTA  NAS  TELAS.
             FESTA  DA  UVA.
             SALAS  DE  CINEMA  DE  NOSSA  CIDADE.
             SESC,  SESI,  e o  SENAI.
             RBS  TV.
             EMISSORAS  DE  RÁDIO.
             OUTROS.
2)   SEMANA  BÁSICA  DE  CINEMA
3)   PROJEÇÃO DE FILME EM  PRAÇAS  PÚBLICAS,  CENTRO  COMUNITÁRIOS,  SALÕES DE IGREJA,  etc.
4)   Produzir um curta - metragem com os moradores de bairros.
5)   Seminários para moradores e a quem possa intefessar.
6)   Atividadess como gincanas,  roteiros, cartazes,  visitas,  etc.
7)   Questionário com levantamento no bairro sobre cultura do mesma e do local onde está inserida.

                               SUBSÍDIOS  QUE A COMISSÃO  PODERÁ  OFERECER.

                                              SEMINÁRIOS
                                              TEXTO                  
                                               PALESTRAS
                                               FILMAGENS
                                               DEMONSTRAÇÃO  DE  FILMES  E  DE  INTEPRETAÇÕES
                                               LOCAIS  DE  VISITAÇÃO  PARA  LOCAÇÃO  DE  FILMAGEM
                                               AUDIO - VISUAL

                                               OBJETIVO  MAIOR

         Buscar  um  local  para  transforma-lo numa  exposição  permanente.

                                               PROJETA  LEVA  CINEMA  AO  BAIRRO.

Desde o início de julho de 2003, os departamentos de  CULTURA  E  FORMAÇÃO DA  UAB promovem o projeto  (  Cinema nos bairros ). Todas as terças - feiras á tarde, um grupo de 25 jovens do bairro REOLON  participa de oficinas que acontecem de forma gratuita onde são apresentadas noções e um  pouco da magia do cinema.
             Sob  a coordenação voluntária do  Senhor  RUUGERO  NESI, os jovens aprendem técnicas de filmagem,  montagem, luzes, roteiro  e també interpretação. è um projeto piloto que tem como finalidade, ao final do curso, produzir  um documentário sobre o bairro onde moram os partipantes.  

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