terça-feira, 1 de abril de 2014

0007 BANCROFT ANNE ( 1931 - 2005 )


0007   ANNE BANCROFT        (1931  - 2005 )                     


BIOGRAFIA


Nasceu em  NOVA YORK e viveu no BRONX, no dia 17 de setembro de 1931, filha de imigrante italianos cujo, o nome verdadeiro era   ANNA MARIA LUISA ITALIANO, freqüentou o  ACRORS STUDIO. Atriz americana. Seu desempenhou como a sensualíssima  MRS. ROBINSON que seduz o virgem DUSTIN HOFFMAN em  “  A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM  ”, de 1967, dodiretor  MIKE NICHOLS – OSCAR DE MELHOR FILME -, será para sempre lembrado na HISTÓRIA DO CINEMA. Mas BANCROFT já cativara o público, antes por sua performance dramática, també com direito a OSCAR, como a professora da muda  HELEN KELLER em  “ O MILAGRA DE ANNESULLIVAN  ” , no filme de 1962 seu temperamento explosivo revelava que era ideal para personagens dramáticos, como a esposa angustiada de  “ CRESCEI E MULTIPLlCAI-VOS  ”, de 1964. Registrar grandes participações especiais, como a dança com  MEL BROOKS , seu marido em,   “  A ÚLTIMA LOUCURA DE MEL BROOKS  ”, de 1976. mostrou-se memorável em outras duas produções:  no filme de 1987  “  NUNCA DE VI, SEMPRE TE AMEI  ” e no filme de 1988  “  ESSA  ESTRANHA ATRAÇÃO ”. atriz americana talentosa e moderna, com interpretação salientada nos gêneros mais atuais das últimas décadas. Filmes com estes de 1953  “  O MANTO SAGRADO  ”, e este de 1954  “  DEMETRIUS E OS GLADIADORES  ”, o de  1955  “  O  TIRANO DA FRONTEIRA  ”, e neste de  1957  “  A MALETA FATÍDICA  ”, e no filme que ganhou o OSCAR DE MELHOR ATRIZ DE 1962  “  O MILAGRE DE ANNE  SULLIVAN  ”, no filme de  “  CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS  ” no filme de 1966  “  SETE MULHERES ” e no filme de 1967  “  A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM  ” e neste de 1975  “  O PRISIONEIRO DA SEGUNDA AVENIDA  ”,  e no de 1976  “  A ÚLTIMA LOUCURA DE MEL BROOKS  ”, e no filme de 1977  “  JESUS DE NAZARÉ  ”, no filme de 1977  “  MOMENTOS DE DECISÃO  ”, no filme de 1980  “  O HOMEM ELEFANTE  ”,  em 1985 no filme  “  AGNES DE DEUS  ”, em 1987 no filmeE  “  NUNCVA TE VI, SEMPRE TE AMEI  ”, em 1992 no filme  “  LUA DE MEL ” ainda assim no filme de 1993  “  MR.  JONES  ”.  A atriz  BANCROFT, famosa pelo papel da mulher madura que seduz o virginal namorado da filha em  “  A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM  ”, Morreu no dia 06 DE JUNHO DE 2005, aos 74 anos, no HOSPITAL MONTE SINAI, EM NOVA YORK. Vítima de câncer no útero. Revelando amargura por ser sempre conhecida pela personagem do filme  que estrelou em 1967,  ANNE declarou em uma entrevista em  2003. - Parte do meu trabalho é muito bom,  mas me surpreendo que, com tudo que fiz, nada falem de   “  O  MILAGRE DE ANNE SULLIVAN  ”. só falam da senhora ROBINSON. Entendo o mundo, mas me decepciona que as pessoas não penssen em outra coisa. 
-  ANNE BANCROFT se referia ao fato de o papel da professora  ANNE SULIVAN ter lhe dado o prêmio  TONY NA BROADWAY, em 1960, e um OSCAR em 1962. mas apesar desses prêmios e de outras quatros indicações .                                                                                                                    
-  Seu papel em  “  A  PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM  ” superou todos os demais em popularidade o filme de MIKE NICHOLS traz uma frase clássica do então novato DUSTIN HOFFMAN: ‘  SENHORA ROBINSON, você está me seduzindo, nâo? ’.                                                                                           
-  A atriz decidida a ser a estrela, ela foi contatada TWENTIETH CENTURY FOX, em 1952.                                                                                                             
-  Mas, depois de uma série de filmes de segunda, decidiu voltar para a casa tentar a sorte na   BRODWAY. Ganhou seu primeiro TONY pelo espetáculo em ( TWO FOR THE SEESAW ).                                                        
 -  Novamente no cinema, obteve indicações para o  OSACR com os filmes de 1964 “  CRESCEI  E MULTIPLICAI-VOS  ”, no de 1967  “  A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMMEM  ”, no de 1977  “  MOMENTO DE DECISÃO  ” e no de 1985  " AGNES DE DEUS ".                                                                                                            
-  ANNE era casada de casada desde 1956  com o comediante, diretor e produtor MEL  BROOKS.                                                                                                                               -  Gamhou um GLOBO DE OURO pela sua interpretação no filme  “  CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS  ”. Mas foi a atuação em  “  A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM  ”, filme de 1967, que ficou marcada em sua carreira, o que lhe garantiu o GLOBO DE OURO naquele ano ANNE vive uma mulher de meia idade, a famosa  ‘  MRS. ROBINSON  ’, da música de  SIMON & GARFUNKEL, que seduz um jovem recém-formado. Seu último trabalho no cinema foi em 2001, na comédia  “  DOCE TRAPAÇA ”.             
                                                              
                                                       FILMOGRAFIA

01  -  1952  -  “  ALMAS  DESESPERADAS  ”,  (  DON’ T  BOTHER TO  KNOCK   ). EUA.    DO  ROY  ‘  WARD  ’  BAKER.  COM  RICHARD  WIDMARK,  MARILYN  MONROE, JEANNE  CAGNEY,  ELISHA  COLL,  JR,  GLORIA BONDELL,  DONNA  COROCORAN 
Babá contratada por uma noite revelaABÁ CONTRATADA POR UMA NOITE REVELA-SE PSICÓTICA E COLOCA EM  RISCO A VIDA DE UMA MENINA. TRILLER PSICOLÓGICO DE  PRODU- ÇÃO MODESTA QUE CRUZA A FRUSTAÇÃO AMOROSA DE UM PERSONAGEM  ‘WIDMARK ’  COM O COMPORTAMENTO DOENTIO DE OUTRA  ‘  MONROE  NO  SEU  16º  FILME  ’. A MÍSTICA ATRIZ LOIRA TEM UM PAPEL DIFÍCIL, MAS NA MAIORIA DAS CENAS DÁ CONTA DO RECADO E, BEM COM DUZIDA PELO DIRETOR,  ACIRRA A TENSÃO DA NARRATIVA.  EM  P/B  76  MIN.  FOX.   SUSPENSE.   DVD.                                                           
02  -  1953  -  “  SINFONIAS  ETERNA  ”,  (  TONIGHT  WE  SING  ). DE  MITCHELL  LE-ISEN.  COM  DAVID  WAYNE,  EZIO  PINZA,  ROBERTA  PETERS,  TAMARA  TOUMANOVA,  ISSAC  STERN,  JAN  PEERCE.                                                                   
03  -  1953  -  “  O  MANTO  SAGRADO  ”,  (  THE  ROBE  ). EUA.  DE  HENRY  KOSTER.   COM  RICHARD  BURTON,  JEAN  SIMMONS,  VICTOR  MATURE,  MICHAEL  RENIE,  RICHARD  BOONE,  JAY  ROBINSON,  DAWN  ADDAMS,  DEAN  JAGGER,  JEFF  MORROW,  ERNEST  THESIGER.  CENTURIÃO ROMANO É ENCARREGADO DE DIRIGIR A EXECUÇÃO DE  JESUS  CRISTO. MAS ACABA SE CONVERTENDO AO CRISTIANISMO POR RECEBER, COMO HERNÇA, O MANTYO SAGRADO DO NAZARENO. SUPERPRODUÇÃO DE LUXO BASEADO NO ROMANCE DE  LLOYD  C.  DOUGLAS,  FAMOSO POR SER O PRIMEIRO FILME REALIZADO EM CINEMASCOPE. GRANDE SUCESSO DE PÚBLICO NA ÉPOCA DE SEU LANÇAMENTO, É LENTO E SUPERFICIAL, COMO A FOPTOGRA-FIA DE  LEON  SHAMROY  APRESENTANDO  MUITAS  FALHAS, AS LENTGES DO NOVO PROCESSO ERAM AINDA IMPERFEITAS.  BURTON  RECEBEU UMA INDICAÇÃO PARA O OSCAR. TEVE UMA CONTINUAÇÃO, NO FILME  DE 1954   “        “  DEMÉTRIUS  E  OS  GLADIADORES  ”,  DE  DELMER  DAVES.  
135 MIN.  FOX.  
AVENTURA.                                                                                                                              
ASSISTI  NO  CINEMA  GUARANI  EM CAXIAS  DO  SUL.
 04  -  1953  -  “  O  TESOURO  DO  CONDOR  DE  OURO  ”,  (  THE  TREASURE  OF  THE  GOLDEN  CONDOR  ).  DE  DELMER  DAVES.  COM  CORNEL  WILDE,  CONSTANCE  SMITH,  FAY  WRAY,  LEO  G.  CARROLL,  BOBBY  ‘  ROBERT  ’  BLAKE.                
93 MIN.                                                                                                                                              
05  -  1953/54  -  “  DEMÉTRIUS  E  OS  GLADIADORES  ”,  (  DEMETRIUS  AND  THE  GLADIATORES  ).  DE  DELMER  DAVES.  COM  VICTOR  MATURE,  SUSAN  HAYWARD,  MICHAEL  RENNIE,  DEBRA  PAGET,  RICHARD  EGAN,  ERNEST  BOR-GNINI,  JAY  ROBINSON.                                                                                                        
EM ROMA,  LOGO APÓS A MORTE DE CRISTO, JOVEM GLADIADOR VE-SE ENVOL-VIDO EM TRAMA PALACIANA PARA OBTER O MANTO QUE HAVIA PERTENCIDO AO NAZARENO. CONTINUAÇÃO DE  “  MANTO  SAGRADO  ”, ESTRELADO PELO GRANDÃO MATURE, COMO UM CRISTÃO QUE CAI EM TENTAÇÃO DIANTE DA BELEZA E PODER DE SEDUÇÃO DE  MESSALINA,  VIVIDA PELA SEMPRE ÓTIMA HAYWARD.  INTERESSANTES CENAS DE MULTIDÃO E DE LUTAS NA ARENA DOS GLADIADORES. BOM ENTRETENIMENTE, ESPECIALMNTE PARA OS APRECIADORES DE AVENTURAS BÍBLICA.  EXIBIDO NOS CINEMAS BRASILEIROS COMO  “  DEMETRIOS,  O  GLADIADOR  ”.  101  MIN.  ABRIL * FOX.  AVENTURA.  ASSISTI  NO  CINEMA   ÓPERA  EM  CAXIAS DO SUL. 
07  -  1954  -  “  VINGANÇA  TERRÍVEL  ”,  (  THE  RAID  ).  DE  HUGO  FREGONESE.  COM  VAN  HELFIN,  RICHARD  BOONE,  LEE  MARVIN,  TOMMY  RETTIG,  JAMES  BEST,  PETER  GRAVES,  CLAUDE  AKINS.                                                                            
08  -  1954  -  “  A  BESTA  NEGRA  ”,  (  GORILLA  AT  LARGE  ).  DE  HARMON  JO-NES.  COM  CAMERON  MITCHELL,  LEE  J.  COBB,  RAYMOND  BURR,  PETER  WHITNEY,  LEE  MARVIN,  WARREN  STEVENS.                                                                  09  -  1955  -  “  A  NOITE  CONSPIRA  COM  A  MORTE  ”,  (  A  LIFE  IN  THE  BALANCE  ).  DE  HARRY  HORNER.  COM  RICARDO  MONTALBAN,  LEE  MARVIN,  JOSE  PEREZ.                                                                                                                            
10  -  1955  -  “  O  CÓDIGO  DO  DIABO  ”,  (  NEW  YORK  CONFIDENTIAL  ).  DE   RUSSELL  ROUSE.  COM  BRODERICK  CRAWFORD,  RICHARD  CONTE,  MARILYN  MAXWELL,  J.  CARROL  NAISH.                                                                                                11  -  1955  -  “  O  SALÁRIO  DO  PECADO  ”,  (  THE  NAKED  STREET  ).  DE  MAXWELL  SHANE.  COM  FARLEY  GRANGER,  ANTHON Y  QUIMM,  PETER  GRA-VES,  JERRY  PARIS,  JEANNE  COOPER.                                                                                   
12  -  1956  -  “  O  TIRANO  DA  FRONTEIRA  ”,  (  THE  LAST  FRONTIER  ).  DE  NA-THONY  MANN.  COM  VICTOR  MATURE,  GUY  MADISON,  ROBERT  PRESTON,  JAMES  WHITMORE.  
13  -  “  HONRA  DE  SELVAGENS  ”,  (  WALK  THE  PROUD  LAND  ).  DE  JESSE  HIBBS.  COM  AUDIE  MURPHY,  PAT  CROWLEY,  CHARLES  DRAKE,  JAY  SILVER HEELS.                                                                                                                                            
14  -  1956/57  -  “  A  MALETA  FATÍDICA  ”,  (  NIGHTFALL  ).  DE  JACQUES  TOU-NEUR.  COM  ALDO  RAY,  BRIAN  KEITH,  JOCELYN  BRANDO,  JAMES  GREGO-RY,  FRANK  ALBERTSON.                                                                                                          15  -  1957  -  “  OS  INDOMÁVEIS  ”,  (  THE  RESTLESS  BREED  ).  DE  ALLA  DWAN.  COM  SCOTT  BRADY,  JIM  DAVIES,  SCOTT  MARLOWE,  EVELYN  RUDIE.                   
16  -  1957  -  “” (  THE  GIRL  IN  BLACK  STOCKINGS  ).  DE  HOWARD  W.  KOCH.  COM  LEX  BARKER,  MAMIE  VAN  DOEN,  RON  RAN DELL,  MARIE  WINDSOR.          
17  -  1962  -  “  O  MILAGRE  DE  ANNA  SULLIVAN  ”,  (  THE  MIRACLE  WORKER  ).  DE  ARTHUR  PENN.  COM  PATTY  DUKE,  VICTOR  JORY,  INGA  SWENSON,  AN-DREW  PRINE,  BEAH  RICHARDS,  KATHLEEN  COMEGYS.                                              
18  -  1964  -  “  CRESCEI  E  MULTIIPLICAI-VOS  ”,  (  THE  PUMPKIN  EATER  ).  DE  JACK  CLAYTON.  COM  PETER  FINCH,  JAMES  MASON,  SIR  CEDRIC  HARDWIC-KE,  ALAN  WEBB,  RICHARD  JOHNSON,  MAGGIE  SMITH,  ERIC  PORTER.                   19  -   1965  -  “  UMA  VIDA  EM  SUSPENSE  ”,  (  THE  SLENDER  THREAD  ).  DE  SYDNEY  POLLACK.  COM  SIDNEY  POITIER,  TELLY  SAVALAS,  STEVEN  HILL,  EDWARD  ASNER,  DABNEY  COLEMAN.                                                                                 
20  -  1966  -  “  SETE  MULHERES  ”,  (  SEWN  WOMEN,  OU  7  WOMEN  ).  DE  JOHN  FORD.  COM  SUE  LYON,  MARGARET  LEIGHTON,  FLORA  ROBSON,  MILDRE  DUNNOCK,  ANNA  LEE,  BETTY  FIELD,  EDDIE  ALBERT,  MIKE  MAZURKI,  WOODY STRODE.      
                                                                                                                             
21  -  1967  -  “  A  PRIMEIRA  NOITE  DE  UM  HOMEM  ”,  (  THE  GRADUATE  ).  EUA.  DE  MIKE  NICHOLS.  COM  DUSTIN  HOFFMAN,  KATHARINE  ROSS,  MURRAY  HAMILTON,  WILLIAM  DANIELS,  ELIZABETH  WILSON,  BRIAN  AVERY,  NORMAN  FELL,  MARION  LORNE,  ALICE  GHOSTLEY.                                                      
JOVEM RECÉM-DIPLOMADO É SEDUZIDO E IN ICIADO SEXUALMENTE POR UMA MULHER DE MEIA-IDADE, POR CUJA HA FILHA ELE MAIS TARDE SE APAIXONA. BONS ATORES EM DRAMA ROMÂNTICO E BEM HOMURADO. ÓTIMA TRILHA SONORA, COM  MRS  ROBINSON,  ‘  THE  SOUND  OF  SILENCE  ’ E OUTROS SUCESSOS DE  SIMON &  GARFUNKEL.  BASEADO NO ROMANCE DE  CHARLES  WEBB.  OSCAR  DE DIRETOR.  105  MIN.  VERSÁTIL.  DRAMA.                                           
22  -  1972  -  “  NAS  GARRAS  DO  LEÃO  ”,  (  YOUNG  WINSTON  ).  DE  RICHARD  ATTENBOROUGH.  COM  SIMON  WARD,  ROBERT  SHAW,  JOHN  MILLS,  JACK  HAWKIN S,  PATRICK  MAGEE,  IAN  HOLM,  ROBERT  FLEMYNG,  JANE  SEYMOUR,  EDWARD  WOODWARD,  ANTHONY  HOPKINS,  LAURENCE  NAISMITH.                                    
23  -  1975  -  “  O  PRISIONEIRO  DA  2ª  AVENIDA  ”.  (  THE  PRISONER  OF  SECOND  AVENUE  ).  DE  MELVIN  FRANK.  COM  JACK  LEMMON,  GENE  SAKS,  ELIZA-BETH  WILSON,  FLORENCE  STANLEY,  M.  EMMET  WALSH.                                            
24  -  1975  -  “  O  DIRIGÍVEL  HINDENBURG  ”,  (  THE  HINDENBURG  ).  DE  ROBERT  WISE.  COM  GEOGE  C,  SCOTT,  WILLIAM  ATHERTON,  ROY  THINNES,  GIGI  YOUNG,  BURGES  MEREDITH,  CHARLES  DARNING,  RICHARD  DYSART,  ROBERT  CLARY,  RENE  AUBERJONOIS,  KATHERINE  HELMOND.                                 
25  -  1976  -  “  A  ÚLTIMA  LOUCURA  DE  MEL  BROOKS  ”,  (  SILENT  MOVIE  ).  EUA.  DE  MEL  BROOKS.  COM  MEL  BROOKS,  MARTY  FELDMAN,  DON  DE  LUISE,  BERNADETTE  PETERS,  SID  CAESAR,  HAROLD  GOULD,  RON  CAREY,  BURT  REYNOLDS,  JAMES  CAAN,  LIZA  MINNELLI,  PAUL  NEWMAN,  MARCEL  MARCEAU,  HARRY  RITZ,  BARRY  LEWIS.                                   
PRODUTOR DECADENTE E ALCOÓLATRA, EM PLENA ÉPOCA DO SONOR, TENTA CONVENCER HOLLYWOOD A REALIZAR FILME MUDO. A CONSTELAÇÃO QUE APARECE EM PONTAS AJUDA A MANTER O INTERESSE PELA TRAMA INSÓLIDA, QUE TEM BOAS PIADAS. O FILME É SONORO, MAS NÃO HÁ DIÁLOGOS, E A ÚNICA PALAVRA EMITIDA É UM  ‘  NÃO  ’.  86  MIN.  COMÉDIA.                                                    
26  -  1976  -  “  A  VIOLENTADA  ”,  (  LIPSTICK  ).  DE  LAMONT  JOHNSON.  COM  MARGAUX  HEMINGWAY,  CHRIS  SARANDON,  PERRY  KING,  ROBIN  GAMMELL,  MARIEL  HEMIMINGWAY.                                                                                                          
27  -  1976/77  -  “  JESUS  DE  NAZARÉ  ”.  (  GESÚ  DI  NAZARETH/  JESUS  OF  NAZARETH ).  ING/ITA.  DE  FRANCO  ZEFIRELLI.  COM  ROBERT  POWELL,  OLIVIA  HUSSEY,  ERNEST  BORGNINE,  LAURENCE  OIIVIER,  ROD  STEIGER,  JAMES  FARENTINO,  IAN  MC  SHANE,  MICHAEL  YORK,  JAMES  MASON,  ANTONHY  QUINN,  PETER  USTINOV.                
A TRAJETÓRIA DO FUNTADOR DO CRISTIANISMO, DESDE O NASCIMENTO ATÉ A MORTE EM JERUSALÉM.  SUPERPRODUÇÃO FEITA PARA A TV, COM OS HABITU-IAS REQUINTES DO DIRETOR QUANDO À PARTE VISUAL , BELÍSSIMA, MAS COM UMA ACADÊMICA E EXCESSIVA REVERÊNCIA AO PERSONAGEM DE JESUS CRIS-TO, QUE, ÀS VEZES, DILUI A EMOÇÃO. AVERSÃO LANÇADA EM VÍDEO TEM CERCA DE  110 MINUTOS A MEMOS DO QUE A ORIGINAL. DUBLADO  OU  LENGEDADO. 2770  MIN.  DRAMA.                                                                                           
28  -  1977  -  “  MOMENTO  DE  DECISÃO  ”.  (  THE  TURNING  POINT   ).  DE  HER-BERT  ROSS.  COM  SHIRLEY  MAC  LAINE,  MIKHAIL  BARYSHNIKOV,  LESLIE,  BROWNE,  TOM  SKERRITT,  MARTHA  SCOTT,  MARSHALL  THOMPSON.  
BAILARINA QUE ABANDONOU A CARREIRA PELO CASAMENTO REENCONTRA APÓS MUITOS ANOS UMA GRANDE AMIGA, AGORA A ESTRELA DA COMPANHIA EM QUE DANÇAVAM. O FILME EXAGERA NAS BONITAS CENAS DE BALÉ, NA CERTA PARA PROMOVER A ESTRÉIA DE BARYSHNIKOV NO CINEMA. MAS O ROTEIRO DE  ARTHUR  LAURENTS  CONSEGUE ÓTIMO CONTRAPONTO ENTRE A DANÇA  ‘  A LIBERDADE DOS CORPOS  ’  E A BUSCA DA OPORTUNIDADE PERDIDA, DO TEMPO PASSADO, DISSECANDO DIVERSOS ASPECTOS DA NATUREZA HUMANA, COMO A COMPETITIVIDADE E O AFETO. INDICADO PARA ONZE  OSCAR,  NÃO  LEVOU NENHUM.  119  MIN.  DRAMA.                                               
29  -  1980  -  “  O  GORDUCHO  ”,  (  FATSO  ).  EUA.  DE  ANNE  BANCROFT.  COM  DOM  DE  LUISE,  CANDICE  AZZARA, RON  CAREY,  MICHAEL  LOMBARD,  SAL  VISCUSO.                                                                                                                                        HOMEM OBESO EMPREENDE UMA VERDADEIRA BATALHA CONTRA AS GORDURAS; MESMO SEU INTERESSE POR UMA VIZINHA NÃO SUAVIZA SEU MARTÍRIO AO TENTAR RESISTIR ÀS GULOSEIMAS. ESTRÉIA DA ATRIZ  ANNE  BANCROFT  COMO DIRETORA E ROTEIRISTA, NUMA COMÉDIA QUE NÃO DISPEN-AS O TOM AMARGO AO RETRATAR O XEQUE-MATE ENTRE A TENTAÇÃO ALIMENTÍCIA E A REALIZAÇÃO PESSOAL. UM FILME SIMPLES SEM SER SIMPLÓRIO.  
94  MIN.  COMÉDIA.                                                                                               
30  -  1980  -  “  O  HOMEM  ELEFANTE  ”,  (  THE  ELEPHANT  MAN  ).  EUA.  DE  DAVID  LYNCH.  COM  ANTHONY  HOPKINS,  JOHN  HURT,  JOHN  GIELGUD,  FREDDIE  JONES,  WENDY  HILLER.                                                                                           
O DRAMA DE JOHN  MERRICK,  HOMEM COM O ROSTO DEFORMADO POR UMA MISTERIOSA DOENÇA E QUE, NO SÉCULO  XIX, NA  INGLATERRA,  É VÍTIMA DE DISCRIMINAÇÃO E PIEDADE, UM MÉDICO TENTA FAZER COM QUE A SOCIEDADE O ACEITE DA FORMA COMO ELE É. FILME BONITO, SENSÍVEL E FEITO PARA MEXER COM AS EMOÇÕES DE TODOS. DIREÇÃO IMPECÁVEL DE  LYNCH,  QUE CONSTRUIU O ROTEIRO BASEADO NUMA HISTÓRIA REAL, MAS SEM LEVAR AO EXTREMO OS SEUS SENTIMENTOS PELO PERSONAGEM. A FOTOGRAFIA EM PRETO-E-BRANCO É ÓTIMA ELA CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DA PECULIAR ATMOSFERA DO FILME, VALORIZADA PELAS EXPRESSÕES E MAQUIAGEM DE  HURT. 
125  MIN.  DRAMA.                                                                                           
TENHO A FITA EM INGLÊS.         
                                                                                                 
31  -  1982  -  “  MARCO  POLO  -  VIAGEM  E  DESCOBERTAS   ”,  (  MARCO  POLO  ).  ITA.  DE  GIULIANO  MONTALDO.  COM  KEN  MARSHALL,  BURT  LANCASTER,  DENHOLM  ELLIOTT,  DAVID  WARNER,  TONY  VOGEL,  F.  MJURRAY  ABRAHAM, LEONARD  NIMOY,  MARIO  ADORF,  RICARDO  CUCCIOLA,  JOHN  GIELGUD,  MARILU  TOLO.                                                                                                                               
A VIAGEM DE  MARCO  POLO  DE VENEZA PARA A CHINA. NO SÉCULO XIII. BEM CUIDADA MINISSÉRIE PRODUZIDA PELA RAI  ‘  RÁDIO  E  TELEVISÃO  ITALIANA  ‘ E POR  FRANCO  CRISTALDI,  DIRIGIDA COM MAESTRIA POR  MONTALDO  DURANTE QUATRO ANOS.  FOTOGRAFIA BELÍSIMA DE  PASUILINO  DE  SANTIA.  MÚSICA DE  ENNIO  MORRISCONE.  NESTA EDIÇÃO COMPACTA DA MINISSÉRIE, O FILME FOI TÃO CORTADO QUE CERTAS SITUAÇÕES SE TORNAM IONINTEELÍVEIS EM DUAS FITAS.  270  MIN.  AVENTURA.
32  -  1983  -  “  SOU  OU  NÃO  SOU  ”,  (  TO  BE  OR  NOT  TO  BE  ).  EUA.  DE  ALAN  JOHNSON.  COM  MEL  BROOKS.  CHARLES  DURNING,  TIM  MATHESON,  JOSE  FERRER,  JAMES  HAAKE,  CHRISTOPHER  LLOYD,  GEORGE  GAYNES,  GEORGE  WYNER,  JACK  RILEY,  LEWIS  J.  STADLEN.                                                                          EM  VARSÓVIA,  COMPANHIA DE TEATRO POPULAR VÊ-SE ÀS VOLTAS COM A INVASÃO DA  POLÔNIA  POR TROPAS DE  HITLER.  REFILMAGEM DO CLÁSSICO DE  ERNEST  LUBITSCH  DE  1942.  HUMOR DIFERENTE DO QUE  BROOKS  COSTU-MA FILMAR. DESTA VEZ MAIS FINO E SUFISTICADO.  108  MIN.  COMÉDIA.                   
33  -  1984  -  “”,  (  GARBO  TALKS!  ).  DE  SIDNEY  LUMET.  COM  RON  SILVER,  CARRIE  FISHER,  CATHERINE  HICKS,  STEVEN  HILL,  HOWARD  DA  SILVA,  DOROTHY  LOUDON,  HARVEY  FIERSTEIN,  HERMIONE  GINGOLD,  MARY  MC  DONNELL
34  -  1985  -  “  AGNES  DE  DEUS  ”.  (  AGNES  OF  GOD  ).  DE  NORMAN  JEWISON.  COM  JANE  FONDA,  MEG  TILLY,  ANNE  PITONIAK,  WINSTON  RECKERT,  GRATIEN  GELI NAS,  WINSTON  ROBERTS. PSICANALISTA TENTA ESCLARECER O ESTRANHO CASO DE UMA NOVIÇA QUE ENGRAVIDA NUM CONVENTO. AS INTERPRETAÇÕES MARCANTES DAS ATRIZES PRINCIPAIS E A CRESCENTE TENSÃO MANTÊM O INTERESSE DO FILME,  MAS NÃO CONSEGUE ESCONDER SUA ORIGEM TEATRAL  ‘  PEÇA  DE  JOHN  PIELMEYER,  ADAPTADA PELO AUTOR  ’.  98  MIN.  DRAMA.                                             
35  -  1986  -  “  NOITES  DE  DESAMOR  ”,  (   ‘ NIGTH,  MOTHER   ).  EUA.  DE  TOM  MOORE.  COM  SISSY  SPACEK,  ED  BERKE,  CAROL  ROBBINS. MULHER JOVEM E EPILÉTICA COMUNICA A MÃE, VIUVA, QUE RESOLVEU OPTAR PELO SUICÍDIO. VERSÃO DE PEÇA DE  MARSHA NPRMA,  INSPIRADA EM ESTUDO SOBRE O SUICÍDIO, ENRIQUECIDA PELAS DUAS INTÉRPRETES PRINCIPAIS:  ANNE,  NO PAPEL DA MÃE, A VOZ DA CONSCIÊNCIA E DA RAZÃO, E  SISSY,  NO-TÁVEL, COMPONDO A FILHA SEM PERSPECTIVAS AS RELAÇÕES ENTRE AS DUAS SÃO EXPLORADAS COM UMA INTENSIDADE DRAMÁTICA QUE NÃO DEIXA NINGUÉM INDIFERENTE, APESAR DE ASPECTO DE TEATRO FILMADO NO BRASIL, O TEXTO FOI ENCENADO POR  ARACY  BALABANIANA  E  NICETE  BRUNO  ILHA  E  MÃE 
96  MIN.  DRAMA.                                                                                                                         

36  -  1987  -  “  NUNCA  DE  VI...  SEMPRE  TE  AMEI  ”,  (  84  CHARING  CROSS  ROAD  ).  EUA.  DE  DAVID  JONES.  COM  ANTHONY  HOPKINS,  JUDI  DENCH,  JEAN  DE  BAER,  MAURICE  DENHAM, ELEONOR DAVID, MERCEDES   RUEHL,  DANIEL  GERROLL,                                                                                                           
LOGO APÓS O FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ESCRITORA AMERICANA ESCREVE A ANTIGUÁRIO DE LIVROS DE  LONDRES  À PROCURA, DE EDIÇÕES RARAS E ESGOTADAS. SEU PEDIDO É ATENDIDO E ELA INICIA UM ROMANCE PLATÔNICO POR CORRESPONDÊNCIA QUE SE ESTENDERÁ POR MAIS DE VINTE ANOS. SENSÍVEL VERSÃO DAS MEMÓRIAS DE  HELEN  HANFF,  ADAPTADAS. ANTERIOR MENTE PARA A TV E TEATRO. INTERPRETAÇÃO PRIMOROSAS DE  BANCROFT  E  HOPKINS,  ESTE PREMIADO NO FESTIVAL DE  MOSCOU. 97  MIN.  ROMANCE.  OBS:  PASSOU NA  TV  BANDEIRANTE  NO DIA  12 DE JUNHO DE 2005.  TENHO A  FITA.   PAG  348  DO  GUIA  DE  1997.  PAG  402  DO   GUIDE  2009. PAG  15  DA REVISTA VÍDEO  NEWS  Nº  81                                         

37  -  1988  -  “  ESSA  ESTRANHA  ATRAÇÃO  ”,  (  TORCH  SONG  TRILOGY  ).  EUA.  DE  PAUL  BOGART.  COM  MATHEEW  BRODERICK,  HARVEY  FIERSTEIN,  BRIAN  KERWIN,  KAREN  YOUNG,  CHARLES  PIERCE.                                                                              
A VIDA AMOROSA E A RELAÇÃO COM A MÃE DE  HOMOSSEXUAL  QUE GANHA A VIDA COMO ATRAÇÃO DE SHOW DE TRAVESTIS.  SIMPLIFICAÇÃO DA PEÇA ESCRITA E ESTRELADA NA BROADWAY POR  FIERSTEIN.  SUA ADAPTAÇÃO FEZ DO FILME UM RETRATO BEM MAIS SÉRIO QUE O TRATAMENTO QUASE BRULESCO DO TEXTO ORIGINAL. MAS SEDUZ PELO HUMOR E MENSAGEM HUMANAS.  FIERSTEIN  BRILHA, E A PRESENÇA DE BANCROFT COMO MÃE E DE  BRODERICK COMO NAMORADO SÃO ANTOLÓGICAS.  118  MIN.  DRAMA..                            
38  -  1989  -  “  BERT  RIGBY,  NA  TRILHA  DA  FAMA  ”.  ( BERT  RIGBY  YOU’ RE  A  FOOL).  EUA.  DE  CARL  REINER.   COM  ROBERT  LINDSAY,  ROBBIN  COLTRANE,  CORBIN  BERSEN,  CATHRYN  BRADSHAW,  BRUNO  KIRBY,  JAC-KIE  GAYLE. 
MINEIRO DE CARVÃO, QUE GOSTA DE DANÇAR E CANTAR ATÉ DE EMBAIXO DA TERRA E TEM  GENE  KELLY  COMO ÍDOLO, VAI PARA HOLLYWOOD FAZER COMERCIAIS DE TV. SÁTIRA AOS MUSICOS AMERICANOS DO PASSADO, COM ÓTIMA IDÉIA E PIADAS DE PRIMEIRA. MAS O TODO SE DILUÍ PORQUE REINER GRANDE GOZADOR, PERDE-SE ENTRE A SÁTIRA E A HOMENAGEM. DEDICADO   ‘ COM AMOR  ’,  A GENE  KELLY.  94  MIN,  COMÉDIA.    
39  -  1992  -  “”,  (  NEIL  SIMON’ S  ‘  BROADWAY  BOUND  ’  ).  DE  PAUL  BOGART.  COM  HUME  CRONYN,  COREY  PARKER,  JONATHAN  SILVERMAN,  JERRY  ORBACH,  MICHEL  LEE.  100  MIN..
40  -  1992  -  “  LUA-DE-MEL  A  TRÊS  ”,  (  HONEYMOON  IN  VEGAS  ).  EUA.  DE  ANDREW  BERGMAN.  COM  JAMES  CAAN,  NICOLAS  CAGE,  SARAH  JESSICA  PARKER,  PAT  MORITA,  JOHNNY  WILLIAMS,  JOHN  CAPODICE,  ROBERT  COSTANZO,  PETER  BOYLE,  BURTON  GILLIAM,  SEYMOUR  CASSEL,  JERRY  TARKANIA,  TONY  SHALHOUB.   
DETETIVE PARTICULAR E SUA AMADA VÃO A  LAS  VEGAS  PARA SE CASAR, MAS ELE SE ENVOLVE COM UM MAFIOSO E AÍ TUDO SE COMPLICA. COMÉDIA COM TRAMA PARECIDA COM A DE  “  PROPOSTA  INDECENTE  ”,  MAS BEM SUPE-RIOR A ESTE . O PAR CENTRAL  ‘  CAGE  E  PARKER  ’  FUNCIONA MUITO BEM E CAAN  ESTÉ ÓTIMO NO PAPEL DO MAFIOSO JOGADOR. DIVERSÃO AGRADÁVEL.  95  MIN.  COMÉDIA. 
41  -  1992  -  “”,  (  LOVE  POTION  NO. 9  ).  DE  DALE  LAUNER.  COM  TATE  DONOVAN,  SANDRA  BULLOCK,  MARY  MARA,  DALE  MIDKIFF,  HILLARY  BAILEY  SMITH,  DYLAN  BAKER.  96  MIN.
42  -  1993  -  “  A  ASSASSINA  ”,  (  POINT  OF  NO  RETURN   ).  EUA. DE  JOHN  BADHAM.  COM  BRIDGET  FONDA,  GABRIEL  BYRNE,  DERMONT  MULRONEY,  HARVEY  KEITEL,  MIGUEL  FERRER,  OLIVIA  D’ ABO,  RICHARDE  ROMANUS,  LORRAINE  TOUSSAINT,  GEOFFREY  LEWIS,  CALVIN  LEVEIS.
QUEM VIU  “  NIKITA  ”,  DO FRANCÊS  LUC  BESSON,  PRATICAMENTE JÁ VIU ESTE  “  A  ASSASSINA  ”.  BRIDGET  FONDA  ASSUMIU O PAPEL DA GOROTA MARGINAL QUE É REPROGRAMADA POR UM DEPARTAMENTO SECRETO DO GOVERNO PARA SER UMA MATADORA POR CONTROLE REMOTO  ‘  ANTES INTERPRETADA POR  ANNE  PARILLAUD  ’. O DIRETOR  JOHN  BADHAM, CONFES-SADAMENTE APAIXONADO PELA HISTÓRIA, COPIU ATÉ AS COREEOGRAFIAS DAS CENAS DE AÇÃO DO FILME DE  BESSON.  MUDARAM OS LUGARES, O FINAL GANHOU UM TOQUE DE SENTIMENTALISMO E A GAROTA VIROU FÃ DA CANTORA  NINA  SIMONE.  O ROTEIRO, QUE TEM DINÂMICA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS, TINHA MAIS CHARME NA VERSÃO ANTERIOR, QUE LEMBRAVA A AMBIENTA-ÇÃO DE  HQ  EUROPÉIA CHIQUE, DO TIPO  ‘  VALENTINA  ’.  BADHAM,  PORÉM, TEVE A SORTE DE CONTAR COM O TRUCULENTO  HARVEY  KEITEL  NUA DAS SEQÜENCIAS MAIS VIOLENTAS E IMPORTANTES DA FITA.  MARCOS  SMIROFF.  100  MIN.  AVENTURA.
43  -  1993  -  “  MR.  JONES  ”,  (  MR.  JONES  ).  EUA.  DE  MIKE  FIGGIS.  COM  RI-CHARD GERE,  LENA  OLIN,  TOM  IRWIN.
PSIQUIATRA REMONADO ENVOLVE-SE COM PACIENTE MANÍACO-DEPRESSIVO E CHARMOSO. DRAMALHÃO ROMÂNTICO QUE MARCA A SEGUNDA PARCERIA, DEPOIS DE  “  JUSTIÇA  CEGA  ”,  ENTRE O DIRETOR MIKE E O ASTRO  GERE,  TAMBÉ CO-PRODUTOR DA FITA.  GERE  CONVENCE EM SEUS MOMENTOS DE EUFORIA, MAS REVELA SUAS LIMITAÇÕES COMO ATOR QUANDO ENTRA EM DEPRESSÃO. O ENVOLIMENTO NADA ÉTICO ENTRE O MÉDICA E PACIENTE É PREVISÍVEL, E O FILME SE SEGURA, CONSISTENTE E SENSÍVEL, ATÉ DECLINAR EM FINAL IMPROVÁVEL.   112  MIN.  DRAMA.
44  -  1994  -  “  MALÍCIA  ”,  (  MALICE  ).  EUA.  DE  HAROLD  BECKER.  COM  ALEC  BALDWIN,  BILL  PULMAN,  NICOLE  KIDMAN,  PETER  GALLAGHER,  GEORGE  C. SCOTT.
MÉDICO EXTRAI OS OVÁRIOS DA MULHER DE UM AMIGO ALEGANDO COMPLI-CAÇÕES CIRURGICAS; O ERRO TORNA-SE PÚBLICO E GANHA OS TRIBUNAIS. SUSPENSE COM BOAS DOSES DE EXAGERO QUE MISTURA DRAMA CONJUGAL E THRILLER POLICIAL SEM MUITA LÓGICA  ‘  UM  TRAMA QUE CORRE PARALELA, SOBRE ESTUDANTES ESTRUPADAS EM UNIVERSIDADE, ACABA, POR EXEMPLO, MORRENDO NA METADE DA HISTÓRIA  ’. A CONDUÇÃO, PORÉM, NÃO DECEPCIO-NA. O DIRETOR  BECKER  CONTA COM ROTEIRO REPLETO DE REVIRAVOLTAS, DESFECHO IMPREVISÍVEL E SABE EXTRAIR SENSUALIDADE DO CASAL  BALDWIN  E  KIDMAN.     94  MIN.  SUSPENSE.
45  -  1995  -  “  FERIADOS  EM  FAMÍLIA  ”,  (  HOME  FOR  THE  HOLLIDAYS  ).  EUA.  DE  JODIE  FOSTER.  COM  HOLLY  HUNTER,  ROBERT  DOWNEY  JR.,  DY-LAN  MC  DERMOTT,  CHARLES  DURNING,  GERALDINE  CHAPLIN,  STEVE  GUT-TENBERG,  DAVID  STRATHAIRN,  CLAIRE  DANES.
ARTISTA PLÁSTICA EM CRISE VAI PASSAR O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS NA CASA DOS PAIS, ONDE REENCONTRA A FAMÍLIA E SE INTERESSA PELO MELHOR AMIGO DE SEU IRMÃO HOMOSSEXUAL. COMÉDIA DRAMÁTICA SOBRE A SOLIDÃO E A HISTERIA DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR, UM CURIOSO E MODESTO MOSAICO DE PERSONALIDADES, REVELANDO UMA CONSIDERÁVEL MUDANÇA EM RELAÇÃO AO PRIMEIRO FILME DIRIGIDO PELA ATRIZ  FOSTER,  “  MENTES  QUE  BRILHAM  ”. A CINEASTA SE REVELA UMA EXCELENTYE DIRETORA DE ATORES, POIS AS INTERPRETAÇÕES SÃO O FORTE DE UM ROTEIRO NEM SEMPRE MUITO FUNCIONAL.   104  MIN.  COMÉDIA.  
46  -  1995  -  “  COLCHA  DE  RETALHOS  ”,  (  KOW  TO  MAKE  NA  AMERICAN  QUILT  ).  EUA.  DE  JOCELYN  MOORHOUSE.  COM  WI NONA  RYDER,  ELLEN  BURSTYN,  KATE  NELLIGAN,  ALFRE  WOODARD,  KATE  CAPSHAW,  JOHNATH-ON  SCHAECH,  CLAIRE  DANES.
INDECISA DIANTE DE UM PEDIDO DE CASAMENTO, UMA JOVEM VAI ATÉ A CASA DA AVÓ, NO INTERIOR, ACONSELHANDO-SE COM ELA E OUVINDO HISTÓ-RIAS DO PASSADO.  OS APURADOS RETRATOS DO AMOR, COM TIDOS NA TRAMA E CONFECCIONADOS COM RAZAÃO E SENSIBILIDADE, MARCAM A ESTRÉIA EM HOLLYWOOD DA DIRETORA AUSTRALIANA  MOORHOUSE.  BEM CONDUZIDO, O ROTEIRO REVELA, COM UM GOSTO AMARGO, AS MARCAS DA PAIXÃO DEIXADAS NAS PERSONAGENS. ALÉM DAS BRILHANTES INTERPRETAÇÕES DAS VETERANAS  BANCROFT  E  BURSTYN,  MUITO À VONTADE COM AS IRMÃS QUE TENTAM ACERTAR AS CONTAS COMO O PASSADO, O BELO ELENCO MASCULINO É ATRAÇÃO À PARTE PARA AS MULHERES.  115  MIN.  ROMANCE.   
47  -  1996  -  “  NA  TRILHA  DO  SOL  ”,  (  THE  SUNCHASER  ).  EUA.  DE  MICHAEL  CIMINO.  COM  WOODY  HARRELSON,  JON  SEDA,  ALEXANDRA  TYDINGS,  MATT  MULHER,  TALISA  SOTO,  RICHARD  BAUER,  VICTOR  AARON.
MÉDICO E FEITO REFÉM POR UM JOVEM ASSASSINO DE 16 ANOS QUE SOFRE DE CÂNCER TERMINAL E É FORÇADO A LEVAR O DOENTE ATÉ UMA RESERVA INDÍ-GENA, ONDE SUPOSTAMENTE EXISTE UM LAGO MÁGICO CAPAZ DE CURAR TO-DAS AS DOENÇAS. O INCONSTANTE  CIMINO  OBTÉM BOM RESULTADO NESSE DRAMA QUE DISCUTE O RELACIONAMENTO HUMANO, UTILIZAN DO-SE DE ELE-MENTOS MÍSTICO. É INTERESSANTE A EMPATIA QUE SECRIA ENTRE O MÉDICO CORRETO E O GAROTO ASSASSINO.  HARRELSON,  INDICADO PARA O  OSCAR  DE  MELHOR ATOR POR  “  O  POVO  COMTRA  LARY  FLYNT  ”, ESTÁ ÓTIMO COMO O MÉDICO QUE PASSA POR UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO ESPIRI-TUAL. UM DESTAQUE À PARTE PARA A  BANCROFT,  QUE FEZ UMA PONTA CO-MO UMA MÍSTICA.  118  MIN.  DRAMA.   OBSER:  PASSOU  NA TV  SBT  NO  DIA  27 DE NOVEMBRO  DE  2003.  
48  -  1997  -  “  ATÉ  O  LIMITE  DA  HONRA  ”,  (  G. I.  JANE  ).  EUA.  DE  RIDLEY  SCOTT.  COM  DEMI  MOORE,  VIGGO  MORTENSEN,  JASON  BEGUE,  SCOTT  WIL-SON.
TENENTE DA MARINHA ESCOLHIDA PARA SER A PRIMEIRA MULHER A INTEGRAR O  NAVY  SEALS  ‘  GRUPO  DE  ELITE  COM POSTO EXCLUSIVAMENTE DE HOMENS  ’,  TERÁ DE ENFRETAR ÁRDUO TREINAMENTO COMANDADO POR OFICIAL MACHISTA. VIROU MANCHETE DE JORNAL O CORTE DE CABELO COM MÁQUINA ZERO DA ESTRELA  MOORE.  ALÉM DISSO,  PARA COMPOR SUA PERSONAGEM COM MAIS REALISMO, PASSOU POR TESTE  ‘  SIMILAR AO DO FILME  ’,  ONDE FOI OBRIGADA A ENTRAR EM ÁGUAS GELADAS E A PASSAR FOME.  DIRIGIDA POR  RIDLEY  SCOTT,  A  ATRIZ REVELA SEU TALENTO DRAMÁTICO  ‘  NAS CENAS MAIS TENSA  ’ E MOSTRA SEU FÍSICO IMPECÁVEL NAS SEQÜÊNCIAS DE AÇÃO. O RESULTADO PODE AGRADAR TANTO AO PÚBLICO MASCULINO QUANTO ÀS MULHERES, QUE, CERTAMENTE, VÃO APROVAR O TOM FEMINISTA DA NARRATIVA.  125  MIN.  AVENTURA.
49  -  1997  -  “  GRANDES  ESPERANÇAS  ”,  (  GREAT  EXPECTATIONS  ).  EUA.  DE  ALFONSO  CUARÓN.  COM  ETHAN  HAWKE,  GWYNETH  PALTROW,  ROBERT  DE  NIRO,  CHRIS  COOPER,  HANK  AZARIA.
ÓRFÃO VAI TRABALHAR NA CASA DE SENHORA EXCÊNTRICA E FAZ AMIZADE COM A PEQUENA SOBRINHA DELA.  APÓS SEPARAÇÃO NA IN FÂNCIA, VOLTAM A SE ENCONTRAR ANOS DEPOIS. APESAR DAS DIFERENÇAS SOCIAIS, APAIXONAM-SE. MAIS UMA VERSÃO DO CLÁSSICO DE  CHARLES  DICKENS,  LEVADO ÀS TELAS PELO DIRETOR  MEXICANO DE  “  A  PRINCESINHA  ”.  AS BELAS LOCAÇÕES E A FOTOGRAFIA CAPRICHAM NO VISUAL, TORNANDO A HISTÓRIA DRAMÁTICA NUM CARTÃO-POSTAL DE FÁCIL DIGESTÃO. QUEM ROUBA A CENA DO PAR CENTRAL  ‘  UMA  E  HAWKE  ’,  PORÉM SÃO    DE NIRO “ UM CRIMINOSO COM BOAS INTENÇÕES  ”  E  BANCROFT,  IMPECÁVEL COMO A TIA MALUCA.  102  MIN.  DRAMA.


00  -  1998  -  "  FORMIGUINHAZ   ",  ().  De  ().  Com  WODDY  ALLEN,   DAN  AYKROYD,   ANNE  BAXTER,  JANE CURTIN,  DANNY  GLOVER,  GENE  HACKMAN,  JENNIFER  LOPEZ,  JOHN   MAHONEY,   PAUL   MAZURSKY,   GRANT  SHAUD,   SYLVESTER   STALONE,  SHARON  STONE,  CHRISTOPHER  WALKEN,  JIM   CUMMING,  JERRY  SROKA,  APRIL  WINCHELL,   ERIC  DARNELL,  GARY  SCHWARTZ,   MARTY  SIXKILLER.  83  MIN.        .












  
50  -  1999  -  “  UMA  PAIXÃO  EM  FLORENCA  ”,  (  UP  AT  THE  VILLA  ).  ING.  DE  PHILIP  HAAS.  COM  KRISTIN  SCOTT  THOMAS,  SEAN  PENN,  JAMES  FOX,  JERE-MY  DAVIES,  DEREK  JACOBI,  MASSIMO  GHINI.
NO FINAL DOS ANOS 30 EM FLORENÇA VIUVA INGLESA SE VÊ EM APUROS DEPOIS DE ENVOLVER POR UMA NOITE COM UM REFUGIADO QUE ENTROU ILE-GALMENTE NA ITÁLIA. UM LIVRO DE  SMOMERSET  MAUGHAM  QUE,  COMO HÁ BITO, COLOCA SERES HUMANOS LUTANDO CONTRA OS SEUS PRÓPRIOS IMPUL-SOS E ANSIANDO PELA PLENITUDE AMOROSA. NA VERSÃO CINEMATOGRÁFICA OS PERCALÇOS POLICIAIS E ASCENSÃO DO NAZI-FASCISMO GANHARAM ÊNFA-SE, MAS O ROMANTISMO ACABA PREDOMINANDO. UM BELO VISUAL  E A EXUBERANTE ATUAÇÃO DE  BANCROFT  ‘  A  PRINCESA  FOFOQUEIRA  ’  SÃO OUTROS ELEMENTOS ATRAENTES DESTA REQUINTADA PRODUÇÃO.  115  MIN.  POLICIAL.
51  -  2000  -  “  TENHA  FÉ  ”,  (  KEEPING  THE  FAITH  ).  EUA.  DE  EDWARD  NORTON.  COM  BEM  STILLER,  EDWARD  NORTON,  JENNA  ELFMAN,  ELI  WALLACH,  MILOS  FORMAN. 
EM  NOVA  YORK, O AMOR PELA MESMA MULHER ABALA A FORTE AMIZADE ENTRE UM RABINO E UM PADRE. COM UMA TRAMA ORIGINAL EM SEU ECUME-NISMO. ESTRÉIA NA DIREÇÃO, DO EXCELENTE ATOR  NORTON QUE VIVE O PADRE. O FILME TEM BONS MOMENTOS, APÓIA-SE EM ÓTIMAS ATUAÇÕES, MAS ALONGA-SE MAIS QUE O DEVIDO. CURIOSA PARTICIPAÇÃO DO TAMBÉM DIRE-TOR  FORMAN  COMO O PADRE SUPERIOR.  128  MIN.  COMÉDIA.      
52  -  2001  -  “  DOCE  TRAPAÇA  ”,  (  HEARTBREAKERS  ).  EUA.  DE  DAVID  MIR-KIN.  COM  SIGOURNEY  WENVER,  JENNIFER  LOVE  HEWITT,  RAY  LIOTTA,  GENE  HACKMAN,  JASON  LEE.                              
MÃE QUE USA A FILHA PARA DAR GOLPE MATRIMONIAIS SE PROPÔE A ENCER-RAR ESSE TIPO DE VIDA SEDUZINDO UM VELHO MILIONÁRIO. HUMOR ROMÂNTICO CENTRALIZANDO NA MALANDRAGEM SIMPÁTICA PERSONIFICADA COM CHARME POR  WEAVER.  ELE E TODO O ELENCO TÊM O TEMPO CERTO PARA A COMÉDIA.  ALÉM DISSO, O ROTEIRO É RICO EM GAGS  E CONFUSÕES, COMO A QUE ENVOLVE A OBRA DE ARTE. O FILME DINÂMICO, DIVERTIDO E BOM ITO NOS AMBIEN TES E NAS ROUPAS, TEM UM SURPRENDENTE EPÍLOGO. NAS MÚSICAS DE FUNDO, QUATRO CANÇÕES DE  ANTON IO  CARLOS  JOBIM.  123  MIN.  COMÉDIA. 
ESTE FOI SEU ÚLTIMO FILME PARA O CINEMA O QUE SE PODE TRADUZIR DE UMA GRANDE DAMA.

O QUE  SE PODE TRADUZIR SOBRE UMA GRANDE DAMA

Falar na atriz ANNE  BANCROFT e dizer de uma grande dama que atua em qualquer gênero de película não e só o filme  “  A  PRIMEIRA  NOITE  DE UM  HOMEM  ”,  que ela se projetou mas foi  vários outros com uma qualidade de primeira grandeza. Foi e será sempre lembrada como uma atriz que começou sua carreira em 1952.  Ganhadora de um OSCAR em 1962 por sua atuação em  “  A  PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM  ”,  Ganhou um TONY  na  BROADWAY  como uma professora em  1960.  Muitos critícos de cinema dizeram que ela em vários filme foi de um profissionalismo impresionante com uma particularidade toda sua, com o seu talento indiscutível ela era moderna e salientava-se nos gêneros da atualidade eu gostava da sua performa-se   PERFORMA -SE NAS PELÍCULAS QUE EU ASSISTI. MORREU COMO UMA DAMA NA SUA JUVENTUDE DOS 73 ANOS. DEUS CHAMOU MAIS UMA GRANDE MULHER DO CINEMA ATUAL. ADEUS  ANNE  QUE LÁ NO ALTO VOCÊ ATUA AO LADO DOS MAIORES ASTROS DO CINEMA.



FONTE   JORNAL  ZERO  HORA,  DE  PORTO  ALEGRE 
FONTE   JORNAL  CORREIO  DO  POVO 
FONTE   DICIONÁRIO  ILUSTRADO  DE  CINEMA  ANO  13  Nº  157  
FONTE   GUIA  DE  VÍDEO  E  DVD  2003
FONTE  MOVIE  AND  VIDEO  GUIDE  1994  DE  LEONARD  MALTIN’ S
FONTE  REVISTA  SET 
FONTE  REVISTA  MONET  
FONTE  REVISTA  VIDEO  NEWS
FONTE  DICIONÁRIO  DE  CINEMA  OS  DIRETORES  DE  JUAN  TULARD
FONTE  O  MUNDO  DO  CINEMA  CARAS  
FONTE  1000  QUE  FIZERAM  100  ANOS  DE  CINEMA. 
FONTE  MINHAS  FICHAS  DE  PESQUISAS.
FONTE  REVISTA  VÍDEO  NEWS   ANO  7  Nº  81
FONTE   JORNAL   O  SUL  DO  DIA  21  DE  DEZEMBRO  DE  2006
PESQUISA REALIZADA PELO PESQUISADOR,  JORNALISTA  E  CRITÍCO  CINEMATOGRAFICO RUGGERO  GUSTAVO  NESI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário